Valorização Energética de Resíduos
O QUE É?

valorização energética de resíduos é a incineração de resíduos urbanos e similares (lixo comum) em unidades industriais controladas, onde o calor formado na combustão dos resíduos é convertido em eletricidade, a qual é fornecida à rede elétrica nacional para consumo público.

A valorização energética de resíduos produz eletricidade a partir dos resíduos, maioritariamente renovável, que substitui a eletricidade que seria produzida pelo recursos a combustíveis fósseis (carvão e gás natural), contribuído assim para a redução das emissões de gases com efeito de estufa e para a descarbonização da economia.

A valorização energética de resíduos tem como subprodutos escórias e cinzas. Das escórias são removidos os metais, ferrosos e não ferrosos, que são encaminhados para reciclagem. A valorização energética de resíduos é o maior reciclador de metais do país. A parte mineral (não metálica) das escórias, após tratamento, pode ser valorizada em trabalhos de construção civil, nomeadamente em sub-bases de estradas e na cobertura de células de aterro, onde substitui inertes virgens. As cinzas são geralmente encaminhadas para aterros específicos, após tratamento.

Para saber mais sobre valorização energética de resíduos: